segunda-feira, 16 de março de 2020

Dicas de Criação de Material Didático e Aulas Online

Em época de Corona Vírus, e com as suspensão das aulas presenciais, a utilização das TICs e dos recursos no ambiente digital/online se fazem fundamentais.
A seguir colocamos algumas dicas de construção, elaboração de materiais didáticos (aulas virtuais/online) que podem substituir, nesse período, os encontros presenciais (aulas presenciais). Assim como indicamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para criação de grupos de discussão e interação.

1) Criação de vídeo-aulas com o power-point e a narração dos slides.
O software de apresentação Power-Point oferece, em suas versões mais recentes, o recurso de narração. O que pode ser feito é a utilização desse recurso para que o professor transmita um determinado conteúdo (conceito), para que o mesmo seja discutido posteriormente em uma sala de chat, videoconferência ou outro recurso no ambiente online.
Existe um material produzido pela Universidade Federal de Viçosa (Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD) que traz algumas dicas para isso em seu capítulo 8.
Segue o link:   Produção de Narração com Slides

A seguir uma videoaula mostrando como fazer isso utilizando apenas o PowerPoint.

Depois de seguir as orientações dessa videoaula, você pode simplesmente ao final exportar sua apresentação para vídeo (opção: Arquivo --> Exportar --> Criar Vídeo).
Atenção para mudar a segunda opção para: Usar narrações e tempos gravados.


2) Criação de vídeo-aulas com captura e narração de telas.
Semelhante ao processo realizado com o power-point, existem softwares (pagos e gratuitos) que podem ser utilizados para a gravação de telas com narração.
É muito utilizado na área de computação, principalmente em termos de linguagem de programação, onde a codificação e demais processos de compilação e execução são gravados em tempo real, com a narração.
Pode ser utilizado com outros recursos, como o Paint (software de edição de gráficos - disponível no próprio Windows) utilizando como se fosse uma lousa (branca)... a escrita pode ser feita com o próprio cursor do mouse, uma mesa digitalizadora ou escrevendo com o teclado. Para computadores com recursos de tela de toque, pode também ser feito diretamente na tela.
Um software muito utilizado para isso é o Cantasia.  Ele não é gratuito, mas oferece inúmeros recursos.  (link: https://www.techsmith.com/video-editor.html)
Existem softwares gratuitos. O mais utilizado é o: OBS Studio. (link: https://obsproject.com/download)
Existe um material produzido pela Universidade Federal de Viçosa (Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD) que traz algumas dicas para isso em seu capítulo 10.
Segue o link:  Captura de Tela, simulações e lousa digital

Uma sequencia de vídeo-aulas ensinando como utilizar o OBS Studio é apresentada a seguir:
Vídeo 01 - Instalação do OBS Studio

Vídeo 02 - Como capturar a Tela com OBS Studio

Vídeo 03 - Como colocar uma FaceCam no OBS Studio


3) Criação de salas online
As salas online podem ser criadas utilizando diversos aplicativos ou redes sociais já conhecidas e utilizadas pela maioria da comunidade acadêmica.
Uma possibilidade é a criação de Salas de discussão com o Skipe.  é um bom recurso para salas pequenas, de até 10 pessoas.  Em versões mais recentes, o Skipe permite até 50 pessoas.
Um outro recurso é a utilização do Facebook, com o recurso de transmissão online.
O professor pode combinar um horário com os estudantes (horário das aulas) e fazer uma transmissão online pelo facebook, e os estudante podem fazer perguntas em tempo real.

O Vídeo a seguir, mostra passo a passo, como fazer transmissões online (lives) no Facebook:


Também podemos utilizar o WhatsApp ou o Telegram para montar um grupo de uma sala de aula, onde o professor é o administrador.
Com o recurso de envio de áudio, o professor pode ser mais efetivo em tirar dúvidas de determinados tópicos/conceitos.

4) Criação de Podcast (áudio-narração).
Uma possibilidade também, para enfatizar ou fortalecer algum conceito/tópico é a criação de podcast ou áudio-narração por parte do professor.
Isso pode ser feito utilizando ferramentas do próprio sistema operacional ou mesmo celular.
Uma vez gravado o áudio, o mesmo pode ser distribuído via grupo, redes sociais ou por meio de AVA ou Blog (repositório de informações/materiais).

Uma outra opção, mais interessante, é utilizar uma plataforma de produção e distribuição dos podcasts. Uma das melhores opções é a plataforma Anchor (que foi recentemente adquirido pelo Spotify). A vídeo-aula a seguir apresenta, passo a passo esse processo:

Existe um material produzido pela Universidade Federal de Alagoas (Guia de Produção de Material Didático) que traz algumas dicas para isso em seu capítulo 7.
Segue o link:  Procedimentos para Produção do Material

5) Colaboração Remota (algumas dicas)
Reuniões entre professores, coordenadores, direção e também com os estudantes (como por exemplo, reuniões com grupos que estão desenvolvendo projetos) podem ser feitos remotamente. Existem muitos recursos digitais para facilitar o processo.
Abaixo segue um link com 25 dicas para realizar esse processo de colaboração online de maneira mais produtiva possível.  (PS: o artigo está em inglês... utilize o recurso de tradução automática do navegador para obter a página em português. No google crome a tradução fica muito boa).
Link:  25 dicas para colaboração remota


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